Instituto Pensar - Após 15 dias fora do ar, CNPq afirma que Plataforma Lattes foi restabelecida

Após 15 dias fora do ar, CNPq afirma que Plataforma Lattes foi restabelecida

por: Revista_Fórum e Da Redação 


Com Marcelo Hailer

Por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informou que a Plataforma Lattes foi restabelecida e os dados preservados.

Leia também: Apagão na ciência: servidor do CNPq queima e dados acadêmicos desaparecem

"Informamos que está restabelecido o acesso à Plataforma Lattes. Esse restabelecimento inclui a possibilidade de atualização dos currículos e de cadastro de novos usuários?, diz o breve comunicado do CNPq.

Após ficar 11 dias fora do ar, a Plataforma foi restabelecida em partes, pois, não era possível atualizar as informações no currículo ou incluir novos usuários.

A Plataforma Lattes é o maior espaço de agregação de informações sobre a produção acadêmica na América Latina e um dos maiores do mundo. Sem o Lattes, os pesquisadores não podem participar de concursos ou pleitear bolsas para a realização de pesquisas.

Professores e pesquisadores do Brasil inteiro foram surpreendidos no dia 24 de julho ao não conseguirem acessar dados acadêmicos pessoais e de comprovação de produtividade acadêmica nas plataformas do CNPq.

A explicação foi dada pelo órgão nas suas redes sociais. "O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível. Informamos, também, que todos os prazos estão suspensos e serão prorrogados?.

No dia 27 de julho, o órgão emitiu nota explicando que iniciou a transferência de dados para um novo servidor e que o pagamento das bolsas de estudo aos alunos de pós-graduação, não será afetado.

Embora o órgão tenha anunciado a suspensão dos prazos, uma das maiores preocupações dos usuários do sistema é quanto aos dados da Plataforma Lattes, um sistema de currículos virtual criado e mantido pelo CNPq, exigido a estudantes de pós-graduação para a participação em eventos e concursos, tanto para ingresso em cursos de mestrado e doutorado, mas também em concursos para professores.




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: